top of page
  • Foto do escritorPsicóloga

Saúde Mental

Atualizado: 2 de mar. de 2023

A Rádio da Escola convidou-me para falar sobre a saúde mental e a sua importância, principalmente nos dias de hoje, num período em que saímos de uma pandemia...

Em primeiro lugar, importa clarificar qual o conceito de Saúde Mental. Para o OMS, a Saúde Mental é muito mais do que a ausência de transtornos ou doenças mentais. O conceito vai muito além disso.

Então, a Saúde Mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.

Em palavras simples, isso quer dizer conseguir lidar tanto com sentimentos positivos, como alegria, amor e coragem, como com os negativos, tristeza, ciúmes e frustrações.

Sabemos, hoje, que metade das doenças mentais surgem por volta dos 14 anos, mas a maioria dos casos não são diagnosticados nem tratados. E por isso é importante que os pais e professores estejam alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas - não tratar a doença mental na adolescência traz sérias consequências para a vida adulta.

A adolescência é um marco fundamental na vida. Entre as importantes alterações desta fase incluem-se, por exemplo, as mudanças de escola, o sair de casa ou o inicio da vida académica.

Enquanto para muitos são tempos felizes, para outros são momentos de grande stress e apreensão, que se não forem reconhecidos e adequadamente geridos podem desencadear doença mental.

Existem outros fatores que contribuem para o aparecimento de doenças porque desencadeiam pressão adicional sobre o adolescente. Aqui incluem-se a utilização cada vez mais abrangente de tecnologias de informação - com um manifesto aumento da conectividade às redes virtuais, durante o dia e noite e a existência de conflitos, catástrofes naturais e epidemias em áreas de emergência humanitária.

A Pandemia por Covid 19 foi uma destas situações, que desencadeou um crescente número de dificuldades ao nível do bem-estar psicológico e da Saúde Mental.

Alguns resultados obtidos em estudos, realizados no período pós-pandemia, são reflexo disso mesmo. A sensação de bem-estar geral diminuiu, bem como aumentaram problemáticas como as perturbações no sono, ansiedade, perturbações alimentares, adições sem substância (telemóvel e vídeo jogos), bem como perturbações do humor, como a depressão.

É importante apostar na promoção da informação e literacia em Saúde Mental e na prevenção, que começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas. Pais e professores assumem um papel fundamental na formação de competências dos adolescentes para que consigam lidar com os desafios do dia a dia.

A aposta nesta temática ao nível do Parlamento dos Jovens é já uma estratégia de Promoção e Prevenção da Saúde Mental, que muito me satisfaz.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page